top of page

Reportes da Racing Bears Cup GT3 Edition - Etapa 5

Resultados das análises de Reportes

REPORTE #1

  • PILOTO REPORTANTE: J. Luiz[LIT]

  • PILOTO REPORTADO: W. Franzino[LIT]

  • MINUTO DO ACIDENTE: 4:01

  • DESCRIÇÃO DO ACIDENTE:

    No regulamento 3.19.2, tanto o piloto que tenta a ultrapassagem quanto o piloto da frente são responsáveis, ocorre que na freada da entrada chincane, curva 13 e 14, o piloto reportado (W. Franzino[LIT]), perdeu o ponto de freada vindo a colidir na traseira(J. LUIZ[LIT]) jogando para fora da pista.


  • CONTRA RESPOSTA

    No lance em questão, reconheço a batida, mas é importante esclarecer que o piloto à minha frente realizou uma frenagem muito antecipada em relação ao ponto ideal e usual daquela curva. Essa diferença de referência de freada alterou de forma brusca o ritmo da aproximação, o que acabou gerando a colisão.


    Durante toda a corrida, utilizei o mesmo ponto de freada naquele trecho, dentro do padrão esperado e consistente com o traçado. No entanto, a freada do piloto à frente ocorreu bem antes do habitual, criando uma desaceleração inesperada. Em situações assim, a reação fica comprometida, já que o carro de trás não tem como prever uma freada tão fora do padrão.


    É importante destacar que, em competições, cada piloto pode ter seu estilo de condução, mas uma frenagem excessivamente antecipada em disputa de posição pode ser considerada irregular justamente porque surpreende quem está atrás e gera risco de incidentes. No caso específico, foi exatamente isso que aconteceu: não houve excesso de velocidade ou atraso de freada da minha parte, mas sim uma frenagem antecipada além do ponto normal, que ocasionou o contato.


    Vale ressaltar que esse comportamento não ocorreu apenas nessa curva, mas também nas curvas anteriores, onde o piloto já vinha freando bem antes do ponto usual de frenagem. Essa conduta repetida comprometeu a previsibilidade e aumentou o risco de incidentes, já que o carro de trás não tem como prever freios tão fora do padrão de corrida.

    Durante toda a prova mantive meus pontos de freada consistentes, dentro do traçado esperado. Portanto, não considero que tenha ocorrido uma freada tardia da minha parte, mas sim uma frenagem excessivamente antecipada do piloto à frente, que foi o fator determinante para o contato.

ANÁLISE DOS JUÍZES:

  • JUIZ 1: PILOTO REPORTADO CULPADO

  • JUIZ 2: PILOTO REPORTADO CULPADO

  • JUIZ 3: PILOTO REPORTADO CULPADO

CONCLUSÃO DO LANCE:

Piloto reportado culpado, O piloto reportado freia depois do piloto que fez o reporte e acaba colidindo com ele. A alegação de que a frenagem foi excessivamente antecipada, apresentada na resposta ao reporte, não procede. De acordo com as imagens fornecidas, o ponto de frenagem do piloto que reportou está muito próximo do habitual, por volta da placa de 100 metros. Pode-se interpretar que a diferença entre os dois é apenas uma questão de estilo de pilotagem, sendo que o piloto reportado não demonstrou atenção ao adversário e, por isso, causou a colisão.


RESULTADO FINAL:

Punição Moderada pro piloto reportado pelo incideente com o piloto reportante resultando numa dedução de 5 PONTOS na sua pontuação do campeonato e um acréscimo de 3 PONTOS na sua carteira de punição.


REPORTE #2

  • PILOTO REPORTANTE: G. Peixoto[LIT]

  • PILOTO REPORTADO: R. Cardoso[SIL]

  • MINUTO DO ACIDENTE: 0:26

  • DESCRIÇÃO DO ACIDENTE:

    Levando em consideração o artigo do regulamento 3.19.2 tanto o piloto que tenta a ultrapassagem quanto o piloto da frente são responsáveis pela manobra, ocorre que o piloto R. Cardoso[SIL], na curva 2, devido a velocidade não compatível forçou a passagem pela esquerda, ultrapassando o limite da pista e vindo a colidir lateralmente com o competidor (G. Peixoto[LIT]), e por consequência lançando-o para cima do competidor (B. Babaoka[SIL]) levando para for da pista.

  • CONTRA RESPOSTA

    Todos estavam buscando espaço.

    Eu começo a freiar muito antes e joguei inclusive o carro pra fora pra evitar contato na t1, pq no retrovisor vi que ele vinha como um míssel.

    Depois, na retomada tentei dividir lado a lado e novamente comecei a frear antes, só ver a luz de freio na câmera traseira, mas infelizmente os carros colaram e aí não consegui tangenciar.

    Mas honestamente, o único que deveria reportar esse lance era o Beto.

ANÁLISE DOS JUÍZES:

  • JUIZ 1: LANCE DE CORRIDA

  • JUIZ 2: PILOTO REPORTADO CULPADO

  • JUIZ 3: LANCE DE CORRIDA

CONCLUSÃO DO LANCE:

LANCE DE CORRIDA


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


CRIADO POR
RACING BEARS TV

  • Whatsapp
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
bottom of page